segunda-feira, 1 de abril de 2013

Com dúvidas sobre seu currículo?


Se você está em busca de uma vaga no mercado de trabalho, o primeiro passo é preparar um bom currículo. Ainda que o documento não seja sinônimo de vaga garantida, tem grande potencial de auxiliá-lo a causar uma boa primeira impressão com aquela tão almejada empresa.


O currículo é o seu cartão de visita para o mercado de trabalho. É a partir dele que o recrutador decidirá se vai ou não te aprovar para as próximas etapas do processo seletivo. Portanto, ressalte suas melhores qualificações. 


- Mediante a quantidade de currículos é preciso despertar a atenção do recrutador. Mais lembre-se o currículo é um documento formal. Opte por páginas lisas e fontes padrões (Ariel, Times, Verdana, Tohama).

- Não faça textos extensos, seja breve e objetivo. Procure não colocar cursos antigos mais sim deposite cursos e experiência nos mercados de trabalho atuais. O currículo deve ter as informações mínimas necessárias para que o selecionador o conheça. Realce as realizações pessoais de maneira clara, organizada, lógica e simples. 
- Não exponha documentos pessoas, como endereço, CPF, RG, número da carteira de trabalho, título de eleitor ou carteira de reservista. 
- Não é usual, tampouco recomendável anexar fotos no documento, exceto quando solicitado pelo recrutador, nesse momento, não é a sua aparência, mas sim os seus conhecimentos e experiências profissionais.
 - Os objetivos profissionais geralmente são muito vagos e nada têm a agregar aos recrutadores. Indique áreas relacionadas à sua qualificação ou mesmo à sua experiência profissional.
 - Jamais minta no seu currículo, se necessário omita. Mais cuidado para não se comprometer. 
 - Fique atento para não cometer erros de ortografia, concordância e até mesmo de digitação. Qualquer deslize pode demonstrar falta de cuidado ou zelo no preparo do documento. Além do mais, o domínio da Língua Portuguesa é requisito básico para qualquer vaga. A dica, portanto, é: revise, revise e revise. Recorrer à ajuda de amigos para reler o currículo também pode ser válido.
Procure tempo para fazer seu currículo e autocrítico.

Artigo Produzido por: Mariana Barros, Mayla Gabriele, Fernanda Pires, Mariana Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário