sábado, 10 de novembro de 2012

Quais os cursos mais procurados pelas empresas?

ciee turma 3
Os cursos mais procurados pelas empresas são aqueles que investem na formação profissionalizante de qualidade, oferecendo aos alunos uma variedade de conhecimentos para que eles possam desempenhar um bom trabalho dentro da empresa em que for inserido.
As áreas mais procuradas para estágio a partir de dezesseis anos, dos anos finais do ensino fundamental do ensino profissional, do ensino médio regular ou profissional e estudante de nível superior, pode ser estagiário em áreas privadas e públicas. O Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. O Estágio não-obrigatório é desenvolvido livremente como atividade opcional, neste caso, as horas do estágio serão acrescidas à carga horária regular e obrigatória, quando tal previsão integrar o currículo acadêmico do curso. Os cursos mais requisitados são:

Administração: É o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa. Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. No Brasil, estão distribuídas  217.076 vagas no mercado de trabalho.

Idiomas: No mercado de trabalho faltam pessoas com qualificação e, principalmente fluência no inglês. O inglês é algo fundamental. E deixou a muito tempo de ser um fator de diferenciação. Hoje falar fluentemente esse idioma é uma obrigação do candidato que disputa vagas em uma empresa de grande porte. O candidato que não fala inglês hoje será fatidicamente abandonado no mercado de trabalho e relegado ao subemprego, aos empregos de alta rotatividade ou mesmo ao desemprego.  

Informática: A disciplina informática ainda não é obrigatória no ensino formal brasileiro. Mas as expectativas são muito boas para o profissional, principalmente pelo crescimento do acesso da população à internet, o que exige preparar crianças e adultos para lidar com o mundo virtual. Empresas de grande porte também contratam o licenciado para planejar e coordenar projetos de treinamento para funcionários em softwares utilizados pela organização.

Marketing: O profissional de marketing é a pessoa treinada para estimular a venda de produtos e serviços. Ele analisa as oportunidades de mercado e tem o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para uma determinada marca, empresa ou pessoa. Este profissional precisa saber se comunicar, pois, vai estudar a melhor maneira de passar mensagens para os clientes, funcionários ou parceiros. Através de processos de planejamento e criação com o uso de dados estatísticos. O número de vagas estimadas, no Brasil são 6.481.

Automação Industrial: Executar projetos de máquinas inteligentes, componentes robotizados e sistemas de integração e automação industriais (redes industriais) é função desse tecnólogo. Ele gerencia processos industriais e acompanha o desempenho dos equipamentos de linhas de produção automatizadas. Desenvolve e instala sistemas digitais, softwares e linguagens de programação de máquinas e equipamentos. Faz também sua manutenção. Atua em vários setores industriais, como petroquímico, de bebidas e de papel e celulose. As vagas para essa área, no Brasil, são de 17.904.

Artigo produzido por: Elisiane Aguirre, Jamires Nascimento, Jaqueline Mazeppa, Leandro Teles e Rafael Corssini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário